BC derruba juros para 8% e bancos já barateiam os empréstimos

Rio –  Mal foi divulgada a oitava redução consecutiva da taxa básica de juros (Selic) em meio ponto percentual, de 8,5% para 8%, ontem à noite, bancos públicos e privados anunciaram queda nos juros de empréstimos e financiamentos a pessoas físicas e jurídicas. Com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, os juros atingiram o menor patamar já registrado em toda a série histórica do BC.

Decisão de reduzir taxa Selic em meio ponto percentual foi unânime. Analistas prevêem nova queda em agosto

A Selic em 8% diminui também a rentabilidade da caderneta de poupança. Pelas novas regras definidas pelo governo e aprovadas ontem no Senado, a poupança ficou atrelada a taxa básica de juro, rendendo 70% mais a Taxa Referencial (TR), sempre que a Selic atingir 8,5% ou menos.

POUPANÇA MENOR
Com a Selic em 8% ao ano, a poupança será remunerada em 5,6% ao ano mais TR. Quando os juros estavam em 8,5%, desde 30 de maio, o rendimento da caderneta era de 5,96% ao ano acrescida da Taxa Referencial.

Para os depósitos anteriores a 4 de maio, quando mudou a regra, a poupança continua rendendo 6,17% ao ano mais TR. Porém, mesmo com rendimento menor, a poupança continua sendo o melhor investimento até R$ 30 mil, pois não é cobrada taxa de administração e nem Imposto de Renda (IR), além de que os recursos podem ser sacados a qualquer momento.

Reação imediata

BANCO DO BRASIL
Em nota, o BB anunciou nova redução nas taxas de juros para pessoa física e jurídica. Os percentuais valem a partir de segunda-feira. Até ontem o BB Crédito variava entre 2,23% a 3,82%. Com a queda ficará entre 2,21% a 3,79%.

CAIXA ECONÔMICA
A Caixa reduziu o financiamento para veículos — que tinha juros de 0,75% a 1,75% e passa a variar de 0,75% a 1,63% —, além de queda para capital de giro de micro empresas.

BRADESCO
O Bradesco diminuiu taxas de financiamento para carros, cheque especial e de crédito pessoal: de 1,93% para 1,89% ao mês.

Fonte:  O Dia

Fale conosco!
X