Aposentados terão que usar internet e telefone para serviços do INSS

Foto: Divulgação

Título atualizado com correção: O INSS disse que a informação de que as agências físicas serão fechadas é incorreta.

Jornal GGN – Aposentados e pensionistas não poderão mais usar serviços ou solucionar problemas pelas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) espalhadas pelo país, a partir de julho deste ano. Os idosos só poderão resolver requerimentos pela internet ou telefone. E os aposentados que não tiverem internet, precisarão passar pela fila de espera telefônica.

Aposentados não precisarão ir às agências do INSS a partir de julho

Da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social

A partir do mês de julho, a internet e o telefone serão as únicas formas que aposentados e pensionistas terão para solicitar qualquer um dos 96 serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida faz parte do projeto de transformação digital do INSS.

“Ao final do mês de junho, o cidadão não precisará ir ao INSS para nenhum pedido novo de serviço”, afirma o diretor de atendimento do INSS, Castro Júnior, que destaca a necessidade do comparecimento a uma agência apenas para receber a informação do resultado de alguns requerimentos.

Castro Júnior estima que com as mudanças programadas para valer nos próximos 45 dias, as agências do INSS realizarão cerca de 600 mil atendimentos a menos todos os meses.

“O grande objetivo do governo federal é dar mais comodidade ao cidadão para que ele efetivamente não precise mais gasta energia e sair do conforto do lar para ter que se deslocar até uma agência do INSS”, destaca o diretor de atendimento, que observa a necessidade atual de comparecer ao menos duas vezes a uma agência ao solicitar um requerimento.

Leia também:  Bancos vão ficar com 62% da renda do trabalhador se capitalização for aprovada

Os aposentados e pensionista que não têm acesso à internet poderão recorrer às ligações para o número 135 e conversar diretamente com um atendente para tirar dúvidas e solicitar os requerimentos.

Outro lado

Em nota enviada ao GGN, órgão disse que a informação de que os idosos não serão mais atendidos na agência está incorreta. “O INSS não deixará de atender em suas agências, sempre que for necessário. O cidadão terá a oportunidade de deixar de ir a uma agência para requerer o serviço solicitado. Também não há a informação de que agências serão fechadas”.

Fonte:https://jornalggn.com.br/previdencia-social/inss-pode-fechar-agencias-e-aposentados-terao-que-usar-internet-e-telefone/