Após 25 anos, Fundação ANFIP conclui sua trajetória institucional

Em reunião realizada em 29 de outubro do corrente ano, os membros dos Conselhos Curador e Fiscal, juntamente com a Diretoria Executiva da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social, deliberaram, após criteriosa avaliação técnica, pelo encerramento das atividades da entidade ao término do mandato da atual gestão, que se encerra em 31 de dezembro de 2025. Na data de 25 de outubro, a Fundação completou 25 anos de atuação.

“Gostaria que estivéssemos discutindo um assunto mais agradável, mas, infelizmente, a situação da Fundação requer que a gente tome alguma atitude”, frisou o diretor-presidente, Vanderley José Maçaneiro, ao apresentar a exposição de motivos que justificou o encerramento dos trabalhos, em razão dos consecutivos déficits financeiros.

O presidente do Conselho Curador, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, afirmou compreender que a Fundação cumpriu plenamente sua missão. “Os números mostram que não há mais justificativa para a sua manutenção. Esse foi o motivo das reuniões que realizamos para debater, votar e tomar uma decisão”, ressaltou.  

Criada em 25 de outubro de 2000, a Fundação ANFIP nasceu a partir dos Ciclos de Estudos iniciados em 1994 — projeto idealizado pelo colega Pedro Dittrich Júnior, então vice-presidente de Política de Classe da ANFIP. Nessa época, foram organizados grupos de estudo dedicados à análise de temas relevantes para a carreira e para a sociedade.

A dedicação dos participantes foi tão consistente que, em 1995, foi criado o Centro de Estudos da Seguridade Social, voltado à produção de pesquisas sobre a Seguridade Social, especialmente a Previdência. A expansão desse trabalho culminou na criação da Fundação ANFIP, aprovada na XVI Convenção Nacional, em 1997.

Ao longo de sua trajetória, a Fundação lançou, em parceria com a ANFIP Nacional, obras de grande relevância, como “Análise da Seguridade Social” e “A Previdência Social e a Economia dos Municípios”, além de cartilhas, informativos e revistas sobre temas de interesse público.

Sua missão foi cumprida, deixando como legado uma trajetória marcada pela produção de conhecimento e pela defesa da Seguridade Social, que fizeram da Fundação o mais relevante braço técnico da ANFIP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco!
X