XV EN: capacidade de amar é maturidade

O relacionamento interpessoal como forma de se entender e entender o outro foi um dos pontos abordados pelo escritor, colunista, poeta, jornalista e professor Fabrício Carpinejar, durante exposição do painel motivacional no XV Encontro Nacional da ANFIP, que está sendo realizado no Complexo do Rio Quente Resorts, em Rio Quente (GO). A vice-presidente de Serviços Assistenciais da Entidade, Dulce Wilennbring de Lima, foi a coordenadora da mesa.

Para Carpinejar, as pessoas podem adoecer pela falta de capacidade de resolver conflitos e de amor. “A gente hoje tem medo de ser desamado e não conseguimos mostrar a nossa personalidade. Amor é discordância, é conflito. E a gente precisa ter a capacidade de se colocar no lugar no outro. Isso é maturidade”, pontuou.

Ele sugeriu que as pessoas ouçam umas às outras por pelo menos uma hora por dia, como forma de sustentar e ter uma relação saudável. “É preciso ter essa presença. A gente deixa de se olhar nos olhos, do abraço demorado, para ser cada um por si”. E continuou: “Antigamente, o que quebrava a gente consertava. Hoje, se quebra, a gente conta pra todo mundo e passa para frente. A gente não quer perder tempo. A gente pensa que felicidade é tempo. Amar é doação, é entrega, não é investimento, não é juros”.

Segundo o escritor, “a gente não é direto com o que quer, com o que gosta. Isso dificulta o relacionamento entre as pessoas”. E orientou que não se deve fazer “lista” de conflitos para cobrar depois, pois o rancor faz mal às pessoas. “Quando alguém adoece a gente pensa que isso aconteceu de repente. Mas, não! Isso levou tempo”, disse, ao chamar atenção para a falta de tempo ou de priorizar momentos especiais com a família e amigos.

Os interessados em comprar livros de Carpinejar podem adquiri-los nas principais livrarias do País. Carpinejar é autor de trinta obras na literatura, entre livros de poesia, crônicas, reportagem e infantojuvenis. Ele também atua como apresentador da TV Gazeta, comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, colunista do jornal Zero Hora e possui um blog no jornal O Globo.

Fonte: ANFIP

Open chat
Fale conosco!
X