TCU vai fazer auditoria para analisar dados da Previdência Social

tcu auditoria conta

Segundo nota do Tribunal de Contas da União, “objetivo é garantir transparência nos dados e o debate qualificado da sociedade civil e do governo”

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai realizar uma auditoria para avaliar a situação da Previdência Social no Brasil. A fiscalização foi determinada pelo presidente do órgão, Raimundo Carreiro, e homologada na sessão plenária desta quarta-feira (18).

De acordo com a nota divulgada pelo TCU, “o objetivo é garantir transparência nos dados e o debate qualificado da sociedade civil e do governo frente à principal questão relativa aos gastos públicos atualmente em discussão no Brasil. A auditoria também deverá indicar ao TCU riscos relevantes a serem avaliados em futuras ações de fiscalização”.

Entre os dados que serão analisados pelos técnicos do Tribunal estão a composição das áreas da Seguridade Social e o resultado do orçamento desse setor, suas atuais fontes de financiamento e como estão sendo empregadas na Previdência, e o impacto da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre a Previdência e a seguridade social. Também serão avaliados os setores que estão sendo beneficiados com desonerações e benefícios fiscais que deveriam financiar a área, o valor da dívida previdenciária, as estimativas de sonegação e de inadimplência e as previsões de gastos com aposentadorias nos próximos anos, além das aposentadorias de militares em outros países.

Na nota, o TCU diz que a auditoria será feita “no primeiro semestre”, o que contrasta com a pressa do governo para aprovar a PEC 287, cuja pretensão é aprovar a matéria na Câmara até março.

Fonte:  Pressreader.com

Fale conosco!
X