Seminário discute carga tributária na visão de Rachid e de tributaristas

Com a presença do vice-presidente executivo dos Diários Associados, Evaristo de Oliveira, e moderado pelo jornalista Vicente Nunes, editor executivo, o seminário contará com nomes de peso, como o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid

Antonio Cruz/Agência Brasil

Em meio a discussões sobre ajuste fiscal, aumentos ou criação de novos tributos em cenário de retomada do crescimento econômico, o Correio Braziliense decidiu abrir as portas para conversar sobre o assunto. Com a presença confirmada de autoridades e especialistas, o seminário Correio Debate: Carga Tributária no Brasil acontecerá na próxima terça-feira, 20, no auditório do jornal. O evento é aberto ao público e gratuito. Mas é bom se apressar, já que as vagas são limitadas. Os interessados podem fazer a inscrição, sem pagar nada, até segunda-feira, no site.

Com a presença do vice-presidente executivo dos Diários Associados, Evaristo de Oliveira, e moderado pelo jornalista Vicente Nunes, editor executivo, o seminário contará com nomes de peso, como o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, que fará a palestra de abertura, às 9h. Em seguida, o presidente do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), Edson Vismona, e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação, Efraim Filho (DEM/PB), falarão sobre Impostos – Uma discussão necessária. Com a participação dos advogados Cristiano Carvalho e Sacha Calmon, o segundo painel visa discutir reflexos jurídicos da tributação.

Custo Brasil e Sistema Tributário Brasileiro será o tópico do terceiro e último painel, do qual participarão o presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Evandro Guimarães, o consultor tributário e ex-secretário da Receita Everardo Maciel e o sócio responsável pelo departamento tributário da consultoria KPMG, Roberto Haddad. O encerramento ficará por conta do diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Fernandes.

Na visão de Guimarães, da ETCO, o aumento de tributos gera consequências negativas tanto para o governo, quanto para a sociedade e para a indústria. Por isso, ele ressalta a importância de se adotar medidas que permitam um ambiente justo de competitividade, tópico que será tratado no seminário. A discussão não é sobre a necessidade de impostos, mas “a intensidade e utilidade deles”, destaca o diretor de comercialização e marketing do Correio Braziliense, Paulo César Oliveira.

Programação

Abertura
Jorge Rachid, secretário da Receita Federal

Painel 1 – Impostos: uma discussão necessária
Edson Vismona, presidente do FNCP
Efraim Filho, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação

Painel 2 – Tributação e reflexos jurídicos
Cristiano Carvalho, advogado sócio na CMT Advogados
Sacha Calmon, professor universitário e sócio-fundador do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados

Painel 3 – Custo Brasil e o sistema tributário brasileiro
Evandro Guimarães, presidente-executivo do ETCO
Everardo Maciel, consultor tributário
Roberto Haddad, sócio responsável pelo departamento Tributário na KPMG do Rio de Janeiro

Encerramento
José Augusto Fernandes, diretor de Políticas e Estratégia da CNI

Serviço

Data: Terça-feira, 20 de setembro de 2016
Horário: 08h30 às 12h15
Local: Auditório do Correio Braziliense: SIG Quadra 02, nº 340. Brasília – DF.

Fonte: Correio Braziliense

Fale conosco!
X