Segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS começa a ser depositada nesta terça

Os aposentados e pensionistas dos Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber hoje (24) a segunda parcela do 13.º salário de seus benefícios. Para alguns segurados, o valor será inferior ao da primeira parcela, porque agora há o desconto do Imposto de Renda.

O Ministério da Previdência informou que cerca de 28 milhões de segurados do INSS foram beneficiados com a primeira parcela do 13º salário. Os depósitos da segunda parcela da gratificação seguem até o dia 7 de dezembro.

Segurados do INSS que recebem até um salário mínimo (R$ 788,00) terão o dinheiro depositado nesse período. Já os aposentados e pensionistas que ganham acima do piso nacional receberão entre os dias 1 e 7 de dezembro. Os depósitos variam conforme o número final do cartão do segurado.

Os extratos com os valores podem ser consultados no site da Previdência Social – www.previdencia.gov.br

Regras

Quem recebe auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão também vai ter creditada uma parcela proporcional do 13.º, com base no número de meses que o benefício vem sendo pago este ano. Se a pessoa vem recebendo o benefício desde janeiro deste ano ou antes, o 13.º será de 50% do valor do benefício.

Uma situação diferente ocorre com quem recebeu durante um período este ano, mas teve o benefício encerrado. Nesse caso, a pessoa não tem mais nada a receber, uma vez que o INSS já pagou o 13.º proporcional juntamente com a última mensalidade do benefício. O abono não é pago a quem recebe benefícios assistenciais, como amparo ao idoso e à pessoa com deficiência, renda mensal vitalícia, pensão mensal vitalícia e salário-família.

Fonte: Previdência Total

Open chat
Fale conosco!
X