Reunião entre presidente e líderes define hoje distribuição das comissões da Câmara dos Deputados

A distribuição das presidências das comissões da Câmara dos Deputados entre os partidos e a possível divisão da Comissão de Turismo e Desporto em duas serão decididas hoje (11), em reunião dos líderes partidários com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves. O horário do encontro, no gabinete da Presidência, ainda não foi divulgado.

Atualmente, a Casa conta com 21 comissões temáticas. O tamanho de cada bancada é o critério utilizado para calcular quantas presidências cada uma ocupa. As legendas ou blocos com maior número de deputados têm direito a liderar mais colegiados, respeitando uma ordem de escolha também definida de acordo com a proporcionalidade partidária.

Com a criação do Solidariedade (SDD) e do Pros no ano passado, que contam com 22 e 19 integrantes, respectivamente, o PSC (13 deputados), que em 2013 teve a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, ficou sem nenhuma comissão para liderar neste ano. No entanto, a possível divisão da Comissão de Turismo e Desporto pode fazer com que o partido continue participando da distribuição.

Se o total de colegiados aumentar de 21 para 22, o PT, dono da maior bancada da Câmara, com 88 deputados, passará a ter o direito de liderar quatro, em vez das atuais três. O líder do partido, deputado Vicentinho (SP), explicou que Henrique Alves sugeriu que a legenda ceda uma presidência ao PSC. Vicentinho disse que a decisão será tomada em reunião da bancada do PT, marcada também para hoje, às 11 horas.

Fonte: ANFIP

Open chat
Fale conosco!
X