Quem pode não paga: iates, helicópteros e jatinhos são isentos de IPVA

Todo começo de ano, milhões de brasileiros recebem em suas residências o boleto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que é um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas, como carros e motos. Mas donos de helicópteros, jatinhos, iates e lanchas são isentos desta taxa anual.

Em 2013, o Sindifisco Nacional calculou que, se jatos particulares e helicópteros pagassem IPVA no Brasil, os governos estaduais arrecadariam R$2,7 bilhões com isso.

A capital paulista possui a maior frota de helicópteros do mundo. Só na cidade de São Paulo, há 411 aeronaves registradas, segundo levantamento realizado em 2013. Número bem acima de metrópoles como Nova York, nos Estados Unidos, onde a frota gira em torno de 120 helicópteros.

Carros antigos (conceito de antigo varia de estado para estado, mas em geral vai de 10 a 20 anos) e pessoas com algum tipo de deficiência também podem ficar isentos.

A isenção beneficia, ainda, veículos aéreos, aquáticos e terrestres de propriedade do governo em qualquer esfera, de partidos políticos, sindicatos ou templos de qualquer religião.

Fonte:  Observatório do terceiro setor

Open chat
Fale conosco!
X