Professores do DF e entorno recebem capacitação em educação fiscal

Brasília, 22 de agosto de 2012 – Cerca de 60 profissionais de educação de cidades do Distrito Federal e entorno reuniram-se na sede da Escola de Administração Fazendária na quarta-feira, dia 22. Os professores e demais profissionais assistiram a palestras e exposições sobre educação fiscal. A intenção é que posteriormente esses profissionais possam disseminar esse conhecimento em suas instituições.

“Conferências de peso como a Consocial, a Conae e o próprio Plano Nacional de Educação que tramita no Congresso já atestam a necessidade da inserção de conteúdos de educação fiscal no currículo do ensino fundamental. Estamos nos adiantando e preparando nossos profissionais para atuarem com essas informações”, explicou Onésimo Stafuzza, representante da Receita Federal do Brasil no Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

Fórum – Os professores e demais servidores que estão recebendo a capacitação poderão implementar projetos e, se desejarem, inscrever tais trabalhos tanto para o 2º Fórum de Educação para a Cidadania quanto para o 2º Prêmio ao Professor Cidadania Participativa. As pré-inscrições vão até o dia 31 de agosto. A iniciativa é realizada pelo Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal (GEF/DF), constituído por servidores das Secretarias de Estado de Educação e de Fazenda.

O 2º Fórum de Educação é uma parceria da Receita Federal do Brasil (RFB), da Escola de Administração Fazendária (Esaf), da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e do Movimento de Educação de Base (MEB). A intenção é estimular estudantes e docentes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano das escolas do DF e Entorno a elaborar e executar projetos que promovam a formação para a cidadania, especialmente os referentes ao controle social dos recursos públicos, onde por meio dos impostos, o cidadão pode receber investimentos do Estado outorgados como direitos pela Constituição Federal.

Os interessados poderão participar tanto do 2º Fórum de Educação para a Cidadania quanto do 2º Prêmio ao Professor Cidadania Participativa pré-inscrevendo seus projetos gratuitamente até o dia 31 de agosto, via internet, no portal fiscal.

Conforme regulamento, os projetos habilitados deverão contemplar no mínimo cinco dos seguintes critérios: projeto em andamento até o período das inscrições; concluído até a data da realização do Fórum; estimule o envolvimento com as questões públicas; colabore com a formação do pleno exercício da cidadania; promova a práxis social que empodere o cidadão frente ao Estado; fomente a reflexão sobre a justiça fiscal e social, e contribua com a formação de um ser humano ético e solidário.

Os interessados, ainda, terão a disposição material didático-pedagógico tais como: Livro do Professor e Livro do Estudante, revista em quadrinhos e vídeos pedagógicos, além do curso a distância de Disseminadores de Educação Fiscal para professores com 160 horas, sendo totalmente gratuito e certificado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Cada um dos cinco projetos mais votados no 2º Fórum de Educação para a Cidadania, que se realizará em novembro, serão contemplados com R$ 3.000,00.

Mais informações sobre o 2º Fórum pelo e-mail pefdf@fazenda.df.org.br e pelos telefones 3312-5185 ou 3312-5186 e para o 2º Prêmio pelo portal: www.fundacaoanfip.org.br

(Assessoria de Imprensa da Esaf com informações da Secretaria de Fazenda do DF).

Fonte: Esaf

Open chat
Fale conosco!
X