Palestra – Nova Reforma da Previdência

Palestra vai discutir Reforma da Previdência

O Adufg-Sindicato realiza no dia 13 de março, quarta-feira, a palestra “Nova Reforma da Previdência”, com a presidente da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social, Aurora Miranda. O evento é uma parceria com o Sint-Ifes e acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG, a partir das 19 horas.

Um dos pontos propostos pela reforma é que a idade mínima de aposentadoria para trabalhadores do setor privado e do setor público seja de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com período de transição de 12 anos. Essa mudança provocaria impactos significativos para os servidores públicos no geral, principalmente para os professores federais, uma vez que os mais idosos e aqueles que estão próximos da aposentadoria teriam que trabalhar muito mais para ter o direito à integralidade.

Aurora vê com preocupação a proposta da reforma, uma vez que ela desconstitucionaliza a Previdência. A presidente explica que a sociedade ainda não está consciente de todos os pontos da reforma, por isso é importante o debate sobre o assunto. “São muitos pontos negativos, que vão prejudicar sobretudo os mais idosos”, reflete.

Outro ponto criticado por Aurora é que a realidade dos trabalhadores brasileiros muda bastante conforme a região e Estado. Mas, no geral, quem mais perde – caso a proposta seja aprovada – é a classe mais baixa. “O governo quer tirar do trabalhador para pagar a dívida da Previdência”, critica a presidente.

O evento é gratuito e aberto ao público, e não é necessário inscrição prévia. Segundo o diretor-presidente do Adufg-Sindicato, Flávio Alves da Silva, é importante a mobilização de todos para que a sociedade se posicione com consciência da gravidade das questões que estão em jogo na proposta de reforma apresentada pelo governo. “Apesar das sérias consequências para os professores, é uma pauta que deve ser debatida por todos os brasileiros. O sindicato está fazendo a sua parte”, afirmou Flávio.