Mudanças climáticas vão agravar a desigualdade social
A consequência disso é o aumento do preço dos alimentos nos supermercados.
Foto: Ebc.com.br
Estudo do Greenpeace Brasil diz que, se no campo chove mais ou menos do que o esperado ou a temperatura sobe ou cai muito, a colheita pode sofrer danos e haver até perda de áreas produtivas. A consequência disso é o aumento do preço dos alimentos nos supermercados. No Brasil, quem vai pagar a maior parte desta fatura será a população mais pobre”, diz Márcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil.
‘Navio corre risco de naufragar’, diz secretário a auditores da RF
Em mensagem aos auditores que colocaram à disposição postos estratégicos e cargos de confiança no Fisco, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, apontou para os “muitos interessados no não funcionamento, na desorganização, no enfraquecimento da Instituição”. Rachid disse que, ao deixar a função que se ocupa ou mesmo ameaçar fazê-lo, ficam frágeis as linhas de responsabilidade e comando da Instituição e perde-se a funcionalidade do órgão. “Um navio não chegará mais rapidamente ao seu destino com o abandono de seus comandantes. Pelo contrário, restará à deriva e correndo o risco de naufragar. Cabe equilíbrio emocional e serenidade neste momento, sugeriu o secretário, dramaticamente. A emblemática carta de Rachid, endereçada a delegados e a superintendentes, busca estancar a maior crise da história da Receita, deflagrada por um qualificado e numeroso corpo de auditores insatisfeitos com o que chamam de graves distorções no texto original do Projeto de Lei sobre a carreira tributária.
Decisão sobre tarifa 1
Está na pauta de hoje do STJ, mas não quer dizer que seja apreciado, nesta quarta-feira, o recurso das empresas de ônibus de Manaus para reajustar o preço da tarifa.
Decisão sobre tarifa 2
Os processos relacionados na pauta podem ser julgados na sessão desta quarta-feira ou nas sessões subsequentes, se os ministros assim decidirem.
Eleição ao Conama 1
Termina dia 30 o prazo para as organizações inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas elegerem representante no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Eleição ao Conama 2
A votação começou ontem, por meio eletrônico, e para votar é necessário inscrição prévia pelo endereço cnea@mma.gov.br, até as 17 horas do dia 29 de novembro.
Defeso iniciado
O período de defeso do aruanã, mapará, matrinxã, sardinha, pirapitinga e pacu começou, ontem, no Amazonas e vai até 15 de março, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Pior público pagante
O último Campeonato Amazonense de Futebol teve a pior média de público pagante entre todos os estaduais do Brasil: 217 torcedores por jogo.
Antonov em Manaus
Em abril de 2000, um avião gigante russo Antonov An-124 Ruslan, da Volga-Dnepr, pousou no Aeroporto Eduardo Gomes.
Estragos no Madeira
Garimpeiros com dragas continuam fazendo estragos ambientais, no Rio Madeira.
Libertados pelo Papa
Cuba anunciou, ontem, que concedeu indulto a 787 presos de menor potencial ofensivo, após receber um apelo do Papa Francisco.
Longo e duro caminho
O comitê executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse, nesta terça-feira, que a economia brasileira pode estar perto de sair de uma forte recessão, mas enfrenta um longo e duro caminho de recuperação que depende da aprovação de reformas impopulares.
Termer: ‘Prisão de Lula pode criar instabilidade’
O presidente Michel Temer afirmou que espera que, se houver acusações contra o ex-presidente Lula, que elas sejam processadas com naturalidade. “Mas a prisão eu acho que causa problemas para o País. Porque haverá movimentos sociais, e isso pode criar uma instabilidade”, disse.
‘Nossa República falha não é culpa da história’
A Proclamação da República foi um golpe de Estado, mas não se devem atribuir todos os problemas a seus vícios de origem, afirma a historiadora da USP Lilia Schwarcz. “ Já tivemos mais do que tempo para rever esses valores”, diz, afastando o vitimismo histórico.
Fonte: Diario do Amazonas