Mudança no calendário do INSS surpreende 20 milhões de aposentado

INSS considerou como feriado a Quarta-feira de Cinzas.

Quem recebe o benefício nos primeiros dias do mês foi mais prejudicado.

Uma mudança no calendário de pagamento dos benefícios do INSS pegou de surpresa 20 milhões de aposentados e pensionistas. A mudança aconteceu porque a Quarta-feira de Cinzas foi considerada feriado.

Muita gente não sabia do calendário e contava com benefício logo na primeira semana de março. Quem normalmente recebe nos primeiros dias do mês foi mais prejudicado.

A aposentadoria de Manoel Baltasar de Mendonça, de 73 anos, não chega a quatro salários mínimos e até agora não chegou. “Eu fui ao banco e ainda não foi depositado. Se não recebe, você não pode fazer compra nenhuma. E tem duas contas que eu tenho que pagar e estão atrasadas por falta de pagamento”, relata.

Segundo o diretor da Federação de Aposentados e Pensionistas do Distrito Federal, Gilberto Clemente, muitos não esperavam essa mudança na data de pagamento: “Nós fomos pegos de surpresa. Teve um aqui que quase chorou, disse que vai pagar juros de suas contas e está sem nada na sua despensa”.

A data de pagamento varia de acordo com o cartão de identificação. Para quem recebe até um salário mínimo e o último número do cartão vai de um a cinco, o pagamento é feito nos últimos cinco dias do mês. Os outros com cartão de números finais de seis a zero e aqueles que ganham mais de um salário mínimo, recebem depois, nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte.

Como este ano, o Carnaval caiu na primeira semana de março, a maioria dos benefícios só começou a ser liberada na última quinta-feira (6). O INSS não contou a Quarta-Feira de Cinzas como dia útil, apesar dos bancos terem aberto a partir dos 12hs.

“A Quarta-feira de Cinzas e o dia 24 de dezembro são dias de expedientes bancários reduzidos e é impossível fazer a quantidade de pagamentos que a gente faz. São quatro milhões de pagamentos por dia com um horário tão reduzido quanto esse”, justifica Benedito Adalberto Brunca, diretor de benefícios do INSS.

O INSS informou que até quarta-feira (12) o benefício será pago a todos os aposentados e pensionistas e disse que o beneficiário deve verificar sempre no comprovante de pagamento o dia do depósito no mês seguinte.

Fonte: G1

Open chat
Fale conosco!
X