Justiça Federal concede isenção do IR para servidores aposentados com câncer de próstata
Na matéria de hoje vamos abordar sobre a isenção do Imposto de Renda para os portadores de câncer de próstata.
Continue conosco e esteja informado sobre o seu direito.
O que é câncer de próstata?
Este tipo de câncer ocorre na próstata, na glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, que é o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Quanto mais avançado é um tumor, mais mutação pode ocorrer, as células se multiplicam mais velozmente que as células normais da próstata.
As células chamadas de neoplásicas têm a capacidade de invadir os tecidos e se disseminam por órgãos distantes, isso pode comprometer os gânglios ou principalmente os ossos.
O câncer de próstata é um tumor que acomete homens e quanto mais cedo o diagnóstico mais fácil será localizado e maior será a chance de ser curado.
Isenção do Imposto de Renda
Um servidor público já aposentado do cargo de Perito Médico Federal, entrou na justiça com o pedido de isenção do Imposto de Renda por ser portador de neoplasia maligna de próstata, isso com base a Lei n° 7.713, de 1988, que garante esse benefício fiscal às pessoas físicas portadoras de determinadas enfermidades.
Decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-1)
O Juiz Federal Paulo Cesar Lopes, decidiu a comprovação, juntamente com laudos médicos juntados, que o portador do câncer de próstata se enquadra no conceito de neoplasia maligna.
De acordo com alguns especialistas em Direito administrativo, o Poder Público busca sempre impor barreiras no que está relacionado a usufruir do direito à isenção.
Isto porque de acordo com certos casos, a administração pública exige que o portador possua os sintomas das doenças no momento da perícia.
São várias doenças que dão direito a isenção do imposto de renda:
- Cegueira monocular;
- Carcinoma basocelular (Estágio inicial da neoplasia maligna de pele)
- Mal de Alzheimer.
Essas doenças garantirão a isenção no imposto de renda, mas infelizmente os portadores não têm o conhecimento deste direito.
Conclusão
Muitas pessoas que sofrem de câncer não estão por dentro dos seus direitos , por isso é primordial se manter informado para você ter certeza dos seus direitos para usufruir deles em momentos difíceis como estes.