Já sou aposentado: meu benefício vai diminuir com a Reforma?

A lei protege o direito adquirido
A lei protege o direito adquirido Getty/Playbuzz

 

 

Meus pais são aposentados, trabalharam a vida inteira, na região Metropolitana até se aposentarem pelo método antigo da Previdência. A dúvida deles é se a aposentadoria que recebem hoje terá o valor reduzido ou não?

Resposta: Não, para quem já está aposentado não muda nada nada, afirma a advogada especializada em Previdência Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.

Segundo ela, quem já recebe qualquer benefício, como aposentadoria ou pensão por morte antes da aprovação da Reforma não terá os valores modificados porque o direito adquirido é garantido pela lei.

E quem já tem direito a se aposentar mas ainda não pediu?

Para quem já cumpriu os requisitos para pedir a aposentadoria mas ainda não pediu também não precisa se preocupar com a aprovação das novas regras da Previdência, afirma a advogada especializada em Previdência Marta Gueller.

“Para quem já tem o direito adquirido à aposentadoria, mas não exerceu porque está esperando ter melhores condições de aposentadoria, seja para receber um benefício melhor com menor incidência do fator previdenciário ou para conseguir completar a regra 86/96 e não ter incidência alguma do fator, ainda que a reforma seja aprovada, não muda nada para quem já conquistou o direito”, explica.

 

 

Fonte:https://noticias.r7.com/prisma/o-que-e-que-eu-faco-sophia/ja-sou-aposentado-meu-beneficio-vai-diminuir-com-a-reforma-01112019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale conosco!
X