Idosos recorrem à tecnologia para manter contato social

O esteriótipo de que tecnologia é coisa para jovens pode ser desfeito em tempos de pandemia. É que ferramentas como aplicativos de celular, tablets e computadores estão com o uso cada vez mais difundido, inclusive entre idosos.

São as alternativas que muitos têm para não perder o contato com a família, para conversar com amigos ou mesmo aprender coisas novas.

Quem há pouco tempo não tinha muita proximidade com aplicativos e nem muito interesse em aprender, já está mudando a perspectiva. É o caso de dona Eivone Romagnolli, de 82 anos.

Sonora: “Olha a tecnologia é muito importante. Eu gosto muito. A gente fica mais calma vendo a pessoa. Eu tenho dificuldade e às vezes esqueço.”

Juciara Ramagnolli, filha de dona Eivone, reconhece o aprendizado da mãe.

Sonora: ” A relação dela com a tecnologia está mudando bastante. Há um tempo atrás ela não queria nem o celular. Agora ela quer, sente dificuldade, mas mesmo assim ela tem curiosidade”

Diante do cenário atual, algumas iniciativas buscam tornar smartphones e notebooks algo mais natural para os idosos.

Uma campanha feita pelo projeto “Mais Vívida”, por exemplo, conecta jovens voluntários a idosos que estão isolados. A ideia é combater a solidão com conversas onlines e auxiliar na utilização de aplicativos úteis.

Para a psicóloga e coordenadora de Prevenção, da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária da UnB, Cristineide Leandro França, para além da interação com familiares, aprender algo novo e que dê prazer é outro ponto positivo.

Sonora: “É muito importante que as ferramentas sejam introduzidas neste momento e que comece a fazer parte da vida deles. Para quem tem resistência é importante ocupar o tempo com filmes, TV, coisas que dêem prazer.”

Apesar de mais difundidas entre idosos num período tão difícil, a expectativa é que o contato por meio dessas tecnologias se mantenha num mundo pós pandemia; e que esses dispositivos sirvam de ferramentas contra a solidão.

 

Fonte:https://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2020-05/idosos-recorrem-tecnologia-para-manter-contato-social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale conosco!
Powered by
X