IDADE MÍNIMA DE APOSENTADORIA JÁ É CONSENSO, DIZ PRESIDENTE DO BRADESCO

22/01/2018 – MERCADO ABERTO – COLUNISTAS

A idade mnima de aposentadoria j um consenso entre os brasileiros, e a reforma da Previdncia vai acontecer neste governo ou no prximo.
Essa a mensagem que o diretor-presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, levar aos investidores do Frum Econmico Mundial, que comea na prxima tera (23), em Davos, na Sua.

Antes de embarcar, ele conversou com a coluna.

*

Folha – Qual a expectativa do senhor para este Frum?
Luiz Trabuco – A globalizao, seguramente irreversvel, favorece, nesse momento, uma fragmentao das sociedades por meio de novas atitudes: os EUA se fecham em si mesmos, o Reino Unido sai da Unio Europeia. Provocou-se um grande volume de desemprego e um mundo sem trabalho formal. Precisamos encontrar um novo contrato social.

Mas e em relao ao Brasil, o que o senhor dir aos investidores sobre o pas?
A volta do crescimento no mundo faz com que possamos prever um ajuste gradual da poltica monetria do Brasil. Isso tem dado tempo para que a gente faa um ajuste fiscal, que fundamental. O Brasil continua a ser um endereo importante para os investidores internacionais. A previso de investimento estrangeiro direto neste ano superior a
US$ 80 bilhes (R$ 256 bilhes), ser mais que no ano passado. evidente, no entanto, que o mundo cobra o equilbrio fiscal, que fundamental para que a inflao no volte e que no haja a insolvncia do pas.

Quanto ao crescimento, o senhor mantm a expectativa de 2,5% a 3%?
Modelos nossos apontam para 2,8%. A inflao est controlada, e no podemos subestimar a importncia da poltica monetria para a volta do crescimento do Brasil. S falta a volta do equilbrio fiscal, e a reforma da Previdncia est pautada. Em Davos sempre se falou sobre o envelhecimento, mas ns, quando tratamos da reforma da Previdncia no Brasil, discutimos finanas pblicas, desigualdade dos sistemas privado e pblico. H uma dvida social no Brasil que muito intensa, mas o resto do mundo j pensa nos ciclos demogrficos. Essa discusso tem de ser ampliada no Brasil, e est sendo, pois est pautada desde fevereiro.

Qual o percentual de chance de ela passar?
Eu no sei responder, mas essa reforma um tema para este governo e tambm ser para o prximo.

O senhor acredita que ficar um grande peso para o prximo presidente, caso no se aprove neste?
Se no passarmos agora uma reforma que, por exemplo, estabelea uma idade mnima, ficar mais pesado para o prximo governo. A Previdncia sempre ter de ser alterada continuamente. Se no for possvel a reforma necessria, temos de perseguir a possvel. A sociedade j a discute, e ampliou-se a conscincia de que ela necessria. Quanto idade mnima j existe consenso.

O senhor acha que j existe um consenso?
Creio que sim, que as pessoas entendem que nenhum sistema pode permanecer assim, que deve haver uma idade mnima, e no por tempo de contribuio.

O crdito para empresas ser retomado neste ano?
Comeou a subir o consumo das famlias, mas as empresas ainda tm capacidade ociosa para essa demanda. Com o baixo endividamento das empresas, o crdito dever deslanchar.

A Bolsa no Brasil sobe muito porque h expectativa de que o Lula seja condenado ou os mercados esto positivos?
A Bolsa estava em um nvel muito baixo e h um clima positivo, com EUA, Europa e sia em crescimento. No s especulao, vivemos em um mundo de juros baixos, e o Brasil tem oportunidades.

Por que com inflao to controlada, o Banco Central no baixa o compulsrio?
Os compulsrios so instrumentos de poltica monetria e o Banco Central vai ajustar.

O presidente Temer vai falar em Davos no mesmo dia do julgamento de Lula. Como o senhor acha que vai ser isso?
Sobre isso, conversamos em Davos.

*

Otimismo… A confiana do empresrio do comrcio cresceu 15% em janeiro, na comparao com o mesmo ms de 2017, segundo a CNC, que faz um ndice mensal.

…no comrcio O indicador que teve maior variao foi a percepo dos varejistas quanto ao atual cenrio econmico. Houve um aumento anual de 41,9%.

Incremento dos… Distribuidoras de medicamentos a farmcias tiveram um aumento de 9,2% no faturamento de janeiro a novembro de 2017.

…remdios A receita foi de R$ 4,8 bilhes. Foram 926,4 milhes de unidades vendidas, uma alta de 5,5%, segundo a Abradilan (do setor).

Micros… O nmero de MEIs (microempreendedores individuais) no fim de 2017 foi de 7,7 milhes.

..aos milhes uma alta de 16%, comparvel de 2016, quando havia sido 17% de crescimento.

Hora do Caf

com FELIPE GUTIERREZIGOR UTSUMI e IVAN MARTNEZ-VARGAS