Fundação e ANFIP são recebida pelo ministro do Trabalho e Previdência

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, recebeu em audiência os representantes da ANFIP, nesta quinta-feira (10/11), em Brasília, para tratar das atividades envolvendo o centenário da Previdência Social no Brasil. Pela ANFIP, participaram os vice-presidentes Maria Aparecida Fernandes Paes Leme (Relações Públicas), Maria Beatriz Fernandes Branco (Assuntos Jurídicos), Crésio Pereira de Freitas (Assuntos Fiscais) e Ariovaldo Cirelo (Serviços Assistenciais), e ainda a presidente da Fundação ANFIP, Margarida Lopes de Araújo.

A ANFIP apoia e é uma das patrocinadoras da Campanha Nacional dos 100 anos da Previdência Social do Brasil, que contará com extensa programação, a partir de dezembro, tendo continuidade no mês de janeiro de 2023, quando, no dia 24, a Previdência Social completará seu centenário.

Dentre as atividades programadas, será realizada uma exposição sobre a história e evolução da Previdência no Brasil, prevista para ocorrer no dia 8 de dezembro, no Ministério do Trabalho e Previdência. Também em dezembro será publicado um livro sobre o centenário, além do lançamento de medalha de colecionador e, em janeiro, do selo postal comemorativo.

“A ANFIP, em toda a sua trajetória, traz a importante marca de defensora da Previdência Social e do seu papel na promoção da justiça social. Nos sentimos honrados em participar desse projeto tão importante sobre os 100 anos da Previdência Social brasileira”, ressaltou Aparecida Leme.

O ministro José Oliveira agradeceu a parceria da ANFIP e relembrou sua trajetória profissional como servidor público de carreira no INSS, tendo começado ainda no extinto Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). “Tenho muita gratidão a tudo que aprendi na época que estive em contato com os Auditores Previdenciários. Tudo que eu aprendi eu uso até hoje. Fico muito feliz com a visita e vocês são muito bem vindos aqui ou onde eu estiver”, afirmou.

Durante a reunião, os representantes da ANFIP também entregaram as publicações mais recentes da Associação para o ministro, como o livro Análise da Seguridade Social de 2021; a revista Seguridade Social e Tributação; o Termo de Referência do projeto Diálogos com os Presidenciáveis, com propostas para o sistema tributário; a Agenda 2023; e as cartilhas da Fundação ANFIP sobre os direitos do cidadão.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete, Omar Mohamed Fares, e a coordenadora do projeto Centenário da Previdência Social, Wilma Annete.

Fonte: ANFIP