Ferramenta compara fundos de investimentos para ajudar na hora da escolha

Disponível na plataforma de investimentos Órama, o serviço ajuda o investidor a ver com maior clareza as diferenças entre os produtos.

 

Comparar é básico. Quase todo mundo faz pesquisa de preço antes de comprar algum bem, seja uma TV, um carro ou um celular. Sabia que também é possível comparar Fundos de Investimentos? Sim, dá para colocar lado a lado e verificar as taxas, os prazos de resgate, valores da aplicação e até as rentabilidades. E o melhor, é tudo gratuito.

Mas por que se deve comparar fundos de investimentos? A resposta é simples. Se você faz pesquisa na hora de gastar, por que não para investir? Afinal, o que está em jogo é a rentabilidade do seu capital.

A ferramenta Comparador de Fundos pode ser acessada através da Órama, uma plataforma de investimentos 100% online. Qualquer pessoa pode acessá-la: basta logar na plataforma para utilizar, sem custo. O primeiro passo é criar seu login e senha, que pode ser feito de forma direta ou utilizando os dados de suas redes sociais.

Já na plataforma, o Comparador de Fundos está dentro da aba “Onde investir”. Você pode selecionar até quatro fundos para comparar os principais indicadores, como a rentabilidade no ano e nos últimos três anos, a taxa de administração e de performance (quando houver) e o perfil de risco de cada fundo. Atualmente, há 162 fundos disponíveis na plataforma. “O comparador serve para analisar e mostrar as diferenças entre eles”, define Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama.

As opções incluem fundos de renda fixa, variável e também multimercados, que são uma combinação dos dois primeiros. Para quem está começando, a sugestão de Sandra são os fundos com perfil conservador, para fazer uma transição segura e ir conhecendo a grade de produtos aos poucos. Mesmo esses conseguem entregar uma rentabilidade acima da poupança no prazo de um ano.

Depois de comparar os diferentes fundos e selecionar o que mais se aproxima de seu interesse, vá até a aba “Fundos de Investimentos” e veja a descrição completa do produto. Vale a pena ainda ler a estratégia, que explica em detalhes como é composto o fundo. Ali você também encontra informações sobre o gestor, que é o profissional que toma as decisões em nome dos cotistas do fundo.

“É uma ferramenta que ajuda muito na escolha de investimentos para quem está sem opções em mente”, avalia Sandra.

As taxas de administração dos fundos variam de acordo com a estratégia e podem ir de 0,20%, dos mais passivos, a 4%, dos mais ativos. Mas, em média, o valor cobrado ao ano gira em torno de 2%. O valor é pelo trabalho do gestor de cada fundo, que está sempre em busca de investimentos para entregar, dentro da sua proposta, a melhor rentabilidade.

O Comparador de Fundos da Órama é um dos primeiros passos para começar a investir. Na plataforma, além de produtos selecionados, você também conta com todo o suporte e informações necessárias para escolher seus investimentos e alcançar seus objetivos.

 

Fonte:https://g1.globo.com/economia/educacao-financeira/especial-publicitario/orama/noticia/ferramenta-compara-fundos-de-investimentos-para-ajudar-na-hora-da-escolha.ghtml
Open chat
Fale conosco!
X