Escola DIEESE de Ciências do Trabalho abre inscrições para Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Economia e Trabalho

Pós-Graduação Lato Sensu

Especialização em Economia e Trabalho – CURSO PRESENCIAL

A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de pós-graduação Lato Sensu em Economia e Trabalho (2º semestre). As aulas são aos sábados, das 8h30 às 17h30, e às segundas e quartas, das 19h às 22h30.

As inscrições podem ser feitas de 4 de abril a 10 de junho.

A prova de seleção é composta por entrevista e redação.

A proposta do curso Economia e Trabalho é analisar tendências e problemas estruturais do mundo trabalho e as relações de emprego na sociedade contemporânea; discutir o papel das políticas públicas no campo do emprego e da renda; da educação; da saúde do trabalhador; e das condições de vida.

As aulas são ministradas no Centro de São Paulo, na Unidade República.

Objetivos específicos

• Oferecer a oportunidade de aprofundar o estudo e a compreensão sobre os fundamentos que definem as relações sociais e de trabalho na sociedade contemporânea;
  • Garantir aos profissionais que atuam nas áreas relacionadas ao mundo do trabalho (dirigentes sindicais, assessores, pesquisadores, estudiosos, jornalistas, educadores, entre outros) uma formação crítica e humanista, focada em economia e trabalho que possa contribuir para uma sociedade justa, igualitária e democrática;
  • Oferecer formação qualificada para os que atuam na administração pública, com enfoque nas áreas de políticas públicas de emprego e renda, educação e saúde, tendo como finalidade uma gestão democrática;
  • Desenvolver atividades práticas de ensino-aprendizagem que capacitem para a atuação em situações de negociações das relações sociais e de trabalho;
  • Elaborar estudos e pesquisas que reflitam o mundo do trabalho e as relações de emprego na sociedade contemporânea, bem como o papel das políticas públicas de emprego e renda, educação, saúde do trabalhador, entre outras;
  • Possibilitar uma formação humanista e crítica, visando à intervenção social.

Público-alvo

O curso se destina a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento interessados em ampliar os conhecimentos e reflexões sobre o mundo trabalho, especificamente na relação entre economia e trabalho. Destacam-se como público alvo dirigentes sindicais, técnicos, assessores e jornalistas de entidades públicas e privadas, inclusive sindicatos laborais e patronais e de órgãos de governo (Justiça do Trabalho, Superintendências Regionais do Trabalho, Secretarias Estaduais ou Municipais, entre outros).

Linhas de pesquisa sugeridas

• Emprego e Renda
  • Relações de Trabalho e Negociação Coletiva
  • Políticas Públicas de Emprego e Renda
  • Políticas Sociais de Educação e Saúde do Trabalhador

A Pós-Graduação Lato Sensu terá duração de 18 meses, em um total de 440 horas:

• 368 horas/aulas presenciais para componentes curriculares obrigatórios, que têm como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimentos teóricos e metodológicos fundamentais para a formação.
  • 72 horas para pesquisa-ação, que correspondem ao trabalho de diagnóstico, levantamento de dados, a reuniões, à elaboração e ao desenvolvimento da pesquisa.

Processo Seletivo e critérios de seleção

O processo seletivo consiste de análise de currículos, redação sobre um tema da atualidade e entrevista.

Inscrições processo seletivo: 4 de abril a 10 de junho de 2017

Estado, Democracia e Direitos Sociais 32
Políticas Públicas de Emprego e Renda 32
Total 80

Unidade Formativa 4 – Sistema Brasileiro de Relações de Trabalho e Negociação Coletiva

Relações Sociais de Trabalho 8

Carga horária: 440 horas

Local do curso: rua Aurora, 957, Centro de São Paulo

Mais detalhes

Para saber sobre descontos e outras informações, o candidato deve entrar em  contato com a  secretaria acadêmica da  Escola DIEESE, pelo email:

contatoescola@dieese.org.br ou nos telefones: (11) 3821 2155 e 3821 2150.

Fonte: Dieese