Entidade defende agilidade na migração da folha

ANFIP solicitou nesta terça-feira (28) do Ministério da Fazenda ações para agilizar a migração da folha de pagamento dos Auditores Fiscais aposentados e dos pensionistas, ainda no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para o ministério. A vice-presidente de Aposentadorias e Pensões, Misma Rosa Suhett, a presidente da Estadual do DF (Apfip-DF), Maria José de Paula Moraes, e o vice-presidente da Estadual de Pernambuco (Asfipe), Luiz Mendes Bezerra, reuniram-se com o coordenador-geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Fazenda, João Cândido de Arruda Falcão, para levantar as pendências que impedem a conclusão da migração. Foram discutidas pontualmente as situações dos estados de Pernambuco e Rio Grande Sul, além do Distrito Federal.

A Associação reforçou que a permanência no INSS das pastas funcionais de 936 Auditores Fiscais aposentados e 886 pensionistas causa insegurança aos servidores. A Entidade também se prontificou a colaborar na conferência da documentação das pastas, identificando os processos que ainda estão incompletos.

A falta de informações cadastrais é, aliás, um dos grandes entraves à migração, assim como a ausência do parecer de legalidade referente à concessão de aposentadoria/pensão por parte da Controladoria-Geral da União (CGU) e do cadastro desses processos no Tribunal de Contas da União (TCU).

O coordenador-geral do ministério informou que a pasta tem se dedicado ao levantamento das pendências de cada processo. Falcão se comprometeu ainda a tratar do assunto com o INSS e a dar um retorno aos questionamentos da ANFIP.

Fonte: ANFIP