É #FAKE mensagem que diz que após Reforma da Previdência ser aprovada foi liberado saque do fundo previdenciário
[dt_gap height=”20″ /]
Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que o governo “acaba de anunciar que, com a nova Reforma da Previdência, está liberado o saque do fundo previdenciário e quem não fizer o saque até 10/11/2019 perde o direito de receber valores que variam de R$ 450 a R$ 1.023”. Em seguida, a mensagem pede para o leitor conferir no link se tem direito ao benefício. É #FAKE.
[dt_gap height=”20″ /]
A Secretaria da Previdência diz que a mensagem é totalmente falsa. Não existe tal fundo nem qualquer anúncio do governo nesse sentido.
O presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de São Paulo, José Roberto Sodero Victório, explica que “não há, na PEC 6/2019, da Reforma da Previdência, nenhuma liberação de qualquer valor”.
“Na realidade a gente não tem este chamado fundo previdenciário no sistema previdenciário brasileiro”, diz o especialista. “Isso é uma fake news mesmo, alguém que está querendo usar da vigência da reforma, da PEC 6/2019, para tentar induzir alguma pessoa a fornecer algum dado. Não existe, não foi debatido, não foi discutido. De fato, é irreal isso.”
Advogada especialista em direito previdenciário e sócia do escritório Crivelli Advogados, Sara Quental afirma que o benefício oferecido não existe. Caso existisse, diz, as informações de acesso iam estar dispostas em um site oficial, como o da Caixa Econômica Federal ou algum outro site do governo (gov.br).
Ao clicar no link ao fim da mensagem, há um pedido para que sejam inseridos dados pessoais. A página, porém, não é oficial e o risco é se deparar com um vírus ou algum tipo de “pishing” (entenda).
[dt_gap height=”60″ /]
Fonte:https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2019/10/31/e-fake-mensagem-que-diz-que-apos-reforma-da-previdencia-ser-aprovada-foi-liberado-saque-do-fundo-previdenciario.ghtml