Câmara conclui votação de projeto que muda regra do pré-sal
Texto desobriga a Petrobras de participar de todos os contratos no setor.
Proposta já passou pelo Senado e segue agora para sanção presidencial.
A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira (9) a votação do projeto de lei que muda as regras de exploração do petróleo do pré-sal. O texto já passou pelo Senado e segue agora para sanção do presidente Michel Temer.
Na Câmara, o texto-base foi aprovado no dia 5 de outubro em uma sessão bastante tumultuada, mas ficou pendente a análise de destaques (sugestões de alteração ao texto original). Uma parte foi apreciada no dia 24 de outubro, mas ficaram faltando dois, que foram votados e rejeitados nesta quarta.
A proposta, defendida pelo governo, desobriga a Petrobras a participar de todos os consórcios de exploração do pré-sal.
Pela lei vigente, a Petrobras atua em todos os consórcios de exploração de blocos licitados na área do pré-sal com um mínimo de 30% de participação na qualidade de operadora, a quem cabe conduzir a execução direta ou indireta de todas as atividades de exploração e produção.
A proposta aprovada no Congresso Nacional estabelece que a Petrobras poderá estabelecer aqueles campos nos quais terá interesse em participar dos consórcios de exploração.
O projeto determina ainda que o Conselho Nacional de Política Energética dará preferência à estatal para se manifestar, num prazo de 30 dias, sobre se irá ou não participar da exploração.
Contrária à proposta, a oposição argumenta que a mudança nas regras de exploração permitirá que os campos de pré-sal passem para as mãos de empresas privadas multinacionais.
O presidente da estatal, Pedro Parente, por outro lado, já disse ser “importante” que a Petrobras tenha opção de participar ou não dos consórcios.
Fonte: G1