Brasileiros com cartão de pagamento chegam a 75%, aponta pesquisa

O número de brasileiros que tem cartões para fazer pagamentos cresceu no país – passando de 68% da população, em 2008, para 75%, em 2012. Os dados são da 5ª edição da pesquisa anual encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) ao Instituto Datafolha.

O presidente da entidade, Claudio Yamaguti, prevê aumento de dois pontos percentuais no total de brasileiros com cartão em 2013.”A tendência é termos um crescimento ainda muito maior no uso dos cartões”.

Na avaliação de Yamaguti, a pesquisa aponta que o brasileiro prefere usar os cartões por ser um meio prático, ágil e seguro. Ele lembra que, em 2010, 82% dos consumidores sacavam dinheiro nos caixas eletrônicos para pagar as compras.

Conforme o levantamento, 58% do faturamento do comércio vêm de compras pagas com cartões. O uso do cartão de crédito como forma de pagamento subiu de 34% para 37%. O cartão de débito de 18% para 21%. O cheque caiu de 7% para 3%, e o dinheiro em espécie apresentou queda de 33% para 32% no período analisado.

A pesquisa ouviu 4 mil consumidores e comerciantes em 11 capitais, incluindo o Distrito Federal, de junho a julho deste ano.

Fonte: Agafisp

Open chat
Fale conosco!
X