Banco Central prevê que recuperação parcial da economia sofra com fim do auxílio emergencial

Brasília – O Banco Central (BC) afirmou nesta terça-feira que vê uma recuperação parcial na atividade econômica, mas com pouca previsibilidade para o restante do ano quanto à evolução da pandemia do novo coronavírus e ao comportamento da economia diante da redução dos auxílios emergenciais do governo. A informação consta na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decidiu pelo corte da taxa básica de juros, Selic, de 2,25% para 2%.
“Os setores mais diretamente afetados pelo distanciamento social permanecem deprimidos, apesar da recomposição da renda gerada pelos programas de governo. Prospectivamente, a incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia permanece acima da usual, sobretudo para o período a partir do final deste ano, concomitantemente ao esperado arrefecimento dos efeitos dos auxílios emergenciais”, diz a ata.
Com base nesse cenário, Copom analisou que essas incertezas podem implicar em uma retomada “ainda mais gradual” da economia. Ou seja, dependendo da expansão ou arrefecimento da pandemia e do comportamento da economia diante da diminuição dos auxílios emergenciais – o auxílio de R$ 600, obenefício aos que tiveram salário cortado ou jornada reduzida e as medidas de apoio às empresas, por exemplo -, a recuperação econômica pode ser mais lenta.
 
O documento ainda aponta para o setor de serviços como o mais afetado durante a pandemia.
“Assim como no caso da atividade, o Comitê considera que a pandemia deve continuar a ter efeitos heterogêneos sobre os setores econômicos. Dada a natureza do choque, o setor de serviços deve continuar a apresentar maior ociosidade que os demais”, diz o Copom.
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco!
X