Auditores fiscais da Receita protestam em Brasília contra pressão política no órgão
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/Q/H/VHdzQkTAyBzzTwbbE4YA/whatsapp-image-2019-08-21-at-15.32.53-1-.jpeg)
Auditores fiscais da Receita Federal participaram nesta quarta-feira (21) de uma manifestação em frente ao Ministério da Economia, em Brasília.
A categoria protestou contra o que classificou de pressão política que o órgão vem sofrendo. Os servidores exibiam cartazes com palavras de ordem escritas, como: “dia de luto” e “ninguém está acima da lei”.
Também foram registrados atos de servidores da Receita em Belo Horizonte, Maceió, Fortaleza, Rio de Janeiro, Natal, São Paulo, Recife e Porto Alegre.
Em Brasília, o presidente do Sindicato Nacional de Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), Kleber Cabral, afirmou que a manifestação teve o objetivo demonstra a “indignação” e a “insatisfação” dos servidores do órgão contra pressões para “constranger” o trabalho dos auditores fiscais.
Ele citou a suspensão, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) de investigação da Receita Federal sobre 133 contribuintes, entre os quais o ministro Gilmar Mendes e a advogada Roberta Rangel, mulher do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.
Cabral também lembrou a determinação do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), para que o Fisco informe a identidade de todos os servidores do órgão que fiscalizaram ou acessaram dados fiscais de integrantes da cúpula dos três poderes.
Depois do Ministério da Economia, os auditores seguiram para o Senado.
De acordo com o presidente do Sindifisco, a Receita Federal, por conta de grandes operações de fiscalização, como a Lava Jato, acabou “trombando” com muitos poderosos. Segundo ele, o órgão passou a dar cumprimento pleno ao que dispõem os tratados internacionais como, por exemplo, de que as “pessoas politicamente expostas” tenham sobre elas uma “maior vigilância e fiscalização”.
[dt_gap height=”50″ /]
Fonte:https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/08/21/auditores-fiscais-da-receita-federal-participam-de-manifestacao-em-brasilia.ghtml