Associado publica artigo em livro sobre tributação e desigualdade

Temas abordados na publicação serão debatidos em evento no dia 20 de novembro

O Instituto Justiça Fiscal (IJF), em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon/RS) e a Faculdade de Ciências Econômicas, realiza no dia 20 de novembro, às 18h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o debate “Tributação e Desigualdade no Século XXI: o caso brasileiro”.

O evento, promovido a partir do livro de mesmo título lançado recentemente, terá mediação de Antonio David Cattani, e reunirá dois dos autores de artigos que constam na publicação, o economista do Ipea Sérgio Gobetti e o Auditor Fiscal, associado da ANFIP, Marcelo Lettieri, que representa o Instituto Justiça Fiscal (IJF).

A coletânea de artigos organizada pela FGV e pelo Ipea contém estudos produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com especial destaque para um artigo do economista francês Thomás Piketty, autor de “O Capital no Século XXI”, obra que popularizou o debate sobre o aprofundamento da desigualdade social no final do século passado e sua relação com a política tributária e as grandes mudanças políticas.

O Instituto Justiça Fiscal, que promove o debate, é uma associação civil sem fins lucrativos com sede em Porto Alegre e atuação nacional, que tem por finalidade “o aperfeiçoamento do sistema fiscal com vistas a torná-lo mais justo e capaz de contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais”. A Assembleia Legislativa, o Conselho Regional de Economia (Corecon), a Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs e o Comitê em Defesa da Democracia apoiam o evento.

Fonte:   ANFIP