ANFIP lança Análise da Seguridade Social 2013 nesta quarta

A Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) lança nesta quarta-feira (3) a publicação Análise da Seguridade Social 2013. O livro traz um estudo completo do comportamento das receitas do Orçamento da Seguridade Social, bem como a utilização de seus recursos, e demonstra, de forma contundente, que a Seguridade Social vem apresentando superávit ano após ano. A obra será apresentada na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados, às 9h30.

A Análise da Seguridade Social já está em sua 14ª edição, constituindo uma referência no estudo detalhado do sistema de Seguridade Social. Os números divulgados pelo governo foram analisados de forma minuciosa para chegar a uma conclusão importante: a Seguridade Social registrou superávit de R$ 76 bilhões em 2013.

Além desta informação central, a publicação aborda os efeitos da crise mundial de 2008 sobre o Brasil e as políticas anticrise adotadas, como as desonerações e renúncias fiscais. Detalha as fontes de financiamento da Seguridade e as principais despesas nas áreas de Saúde, Assistência Social e Previdência. Trata ainda de outros fatores que impactam o sistema, como a DRU (Desvinculação das Receitas da União), e reserva um capítulo para os Regimes Próprios de Previdência Social.

Na questão das desonerações da folha de pagamentos, a ANFIP alerta: os valores desonerados não têm sido integralmente repostos ao caixa da Seguridade Social. Para a Entidade, os custos das medidas de desoneração devem ser arcados pelo Orçamento Fiscal, e não pela Seguridade Social – que tem recursos destinados a importantes projetos voltados para a sociedade nas áreas de Assistência Social, Saúde e Previdência Social.

SERVIÇO

Lançamento da Análise da Seguridade Social 2013, pela ANFIP e Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social

Quando: Quarta-feira, 3 de setembro, às 9h30.

Onde: Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, no Plenário 7 do Anexo II.

Contato: Comunicação Social da ANFIP, pelo e-mail comunicacao@anfip.org.br ou pelos telefones (61) 3251 8100 e 0800 701 6167.

Fonte: ANFIP