ANFIP e Fundação ANFIP participam de seminário sobre sistemas de seguro contra acidentes de trabalho

O vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social, Décio Bruno Lopes, e a presidente da Fundação ANFIP, Maria Inez Rezende dos Santos Maranhão, acompanham nesta quinta-feira (10), no Ministério do Trabalho e Previdência Social, o 2º Seminário Internacional sobre os Sistemas de Seguro contra Acidentes de Trabalho no Brasil e na Itália: custeio, benefícios e relação com o eSocial. O evento acontece até amanhã (11).

O seminário faz parte das atividades previstas no Acordo de Cooperação Internacional do Programa para Coesão Social na América Latina – EUROsocial. O objetivo do encontro é permitir que técnicos dos dois países troquem experiências a respeito dos respectivos sistemas de seguro contra acidentes de trabalho (SAT).

O evento foi aberto com a palestra da coordenadora do Departamento de Estatística do Instituto Nazionale per I’Assicurazione contro gli Infortuni sul Lavoro (INAIL), Sílvia D’Amario, que relatou a sistemática de custeio do seguro contra acidentes de trabalho na Itália. A experiência brasileira foi apresentada pela chefe de Divisão de Contribuições Previdenciárias da Coordenação-Geral de Tributação da Receita Federal do Brasil, Carmem da Silva Araújo. Também fazem parte dos debates as necessidades de aprimoramento do modelo brasileiro, os benefícios e prestações custeados pelo SAT na Itália e os problemas atuais para a concessão e o reconhecimento dos benefícios de natureza acidentária e da aposentadoria especial.

Fonte: ANFIP

Open chat
Fale conosco!
X