O XV Encontro Nacional da ANFIP foi aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira (10), no Centro de Convenções do Hotel Turismo, em Rio Quente (GO). Autoridades do estado goiano e participantes de várias regiões lotaram o plenário para acompanhar o evento solene.

Ao saudar os participantes, o presidente Vilson Antonio Romero destacou o trabalho da ANFIP, ao longo dos seus 66 anos, na defesa da solidariedade, da justiça social e de uma sociedade cidadã na sua plenitude. “Nós temos consciência da importância do papel social do Auditor Fiscal e da instituição à qual estamos vinculados – a Secretaria da Receita Federal do Brasil. Sabemos que de nossa condigna, eficiente e eficaz atuação dependem milhões de brasileiros que recebem religiosa e pontualmente bilhões de reais todo mês dos programas de transferência de renda do governo federal. Sejam as aposentadorias do Regime Geral, sejam as parcelas do seguro-desemprego, sejam as retribuições do Bolsa Família, nada destes programas sociais subsistiria se não houvesse a RFB, seu quadro funcional e, em especial, as autoridades tributárias e aduaneiras: os Auditores Fiscais”, disse o presidente.

Para Romero, é preciso desvincular a imagem do leão da imagem da Receita Federal. “Cada vez mais temos que esmaecer a figura do leão, coator, cobrador, opressor do contribuinte, e substituir pela figura do solidário, do justo, da instituição que busca manter sólida a cidadania no maior país da América do Sul”, defendeu.

Em seu pronunciamento, o presidente da ANFIP também ressaltou a defesa da paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, do subsídio digno e da integralidade na aposentadoria para quem contribuiu para tanto. “Somos e seremos sempre a favor! A favor de propostas, de ações concretas, de construirmos mais pontes ao invés de muros. Somos a favor da Seguridade Social, da Previdência pública, da justiça fiscal em toda a Nação brasileira!”, disse o presidente.

Representando o governador de Goiás, Marconi Perillo, o subsecretário-chefe da Controladoria-Geral do estado, Adalto Barbosa Júnior, considerou muito oportuna a escolha do tema do encontro: “Vem ao encontro das expectativas do povo brasileiro. Vem ao encontro das expectativas no combater à corrupção no País”. E reconheceu o trabalho do Auditor Fiscal da RFB. “Essa carreira tem função estratégica para o País e tem um alto nível de conhecimento. Deixo aqui o nosso reconhecimento do Auditor Fiscal no desempenho do nosso País, comprometidos com a decência, a exemplo da ANFIP. O estado de Goiás os recebe de braços abertos”, finalizou.

Também de Goiás, o presidente da regional Agofip, Crésio Pereira de Freitas, disse estar feliz e ansioso com a realização do evento em terras goianas. “Todos nós fazemos parte da história da ANFIP. É bom estar com vocês, é bom ser um de vocês. Sejam bem-vindos!”

Pela Receita Federal do Brasil, o subsecretário de gestão corporativa do órgão, Marcelo de Melo Souza, destacou o trabalho da Associação na defesa da sociedade e da Previdência Social. “A ANFIP tem um papel fundamental na construção que vamos ter para o país nessa questão da Previdência Social. É extremamente enriquecedor o trabalho que vocês desempenham. A participação da ANFIP no resultado desse trabalho é fundamental”, afirmou Souza.

Ainda compuseram a Mesa de abertura o coordenador do Conselho de Representantes da ANFIP, Jorge Cezar Costa; Márcia Irene Cancio de Mello Werneck, representando o Conselho Fiscal da Associação; e a presidente da Fundação ANFIP, Maria Inez Rezende dos Santos Maranhão.

Confira aqui a programação completa do evento e aqui o Guia do Participante.

Fonte: ANFIP