Técnicos do Banco Central fazem paralisação hoje e amanhã

Os técnicos do Banco Central (BC) fazem hoje (16) e amanhã (17) uma paralisação. Eles querem a modernização da carreira de especialista do BC, composta por técnicos e analistas. A ideia é exigir nível superior em futuros concursos públicos para os cargos de técnicos.

O Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (Sintbacen) argumenta que essa mudança de critério já ocorreu em outras carreiras, como a de Policial Rodoviário Federal, técnico da Receita Federal do Brasil (atual analista tributário), a carreira de magistério em nível federal e a carreira de policial e bombeiro militar do DF.Para o sindicato, a mudança é necessária pois os dois cargos desenvolvem serviços de relevância estratégica para o BC.

Os técnicos do BC fizeram outras paralisações este ano. A última foi em maio. Para o Sindicato dos Técnicos do Banco Central em Brasília, existem atualmente desvios de função no BC, com analistas exercendo as mesmas funções dos técnicos, mas com salário maior. Atualmente, os técnicos recebem 38% do salário dos analistas. Se for exigido nível superior o salário aumenta.

De acordo com o sindicato, a paralisação poderá afetar, por exemplo, a distribuição de dinheiro.

Fonte: ANFIP

Fale conosco!
X