O secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, anunciou ontem a ampliação de serviços pela internet

O secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, anunciou ontem a ampliação de serviços pela internet – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os segurados do INSS terão, de hoje em diante, acesso a mais 19 serviços no site do instituto, ou pelo aplicativo – disponível para Android e iOS. A partir desta quarta-feira, sem sair de casa, o trabalhador poderá requerer aposentadorias, benefícios assistenciais, agendar perícia, atualizar dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas, entre outros. Em julho serão prestados, segundo o órgão, 90 serviços totalmente por meio digital, conforme O DIA antecipou na edição de 20 de maio.
Mas atenção: para conseguir fazer todos os serviços pela internet é necessário ter login e senha e para isso é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Segundo o presidente do INSS, Renato Vieira, estão previstas a possibilidade, ainda em junho, de pedir pensão por morte, tanto rural quanto urbana, e Benefício de Prestação Continuada a idosos e pessoas com deficiência.
De acordo com o instituto, o conjunto dos novos serviços disponíveis no Meu INSS e no 135 representará média mensal de 670 mil atendimentos que são presenciais, que poderão ser feitos sem sair de casa. Com a medida, conforme a autarquia, a expectativa é de reduzir o fluxo nas agências e “liberar” os funcionários do atendimento para analisar benefícios. Só no Rio para conceder aposentadoria por idade, por exemplo, a espera passa de 174 dias. No caso de benefício por tempo de contribuição, o prazo é um pouco menor, mas mesmo assim longo: 146 dias.
Cadastro no Meu INSS
O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares. Para ter os novos serviços pelo portal basta ir à opção “Agendamentos/Requerimentos. O novo simulador está em “Calculadoras”.
O cadastro no Meu INSS precisa ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.
Os requerimentos também podem ser formalizados pelo telefone da Central 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Pente-fino depende do orçamento
Embora a MP 871, que visa combater fraudes no INSS tenha sido aprovada na Câmara, a sua implementação ainda dependa da liberação de recursos para pagar médicos peritos e servidores, que receberão bônus de R$ 57,50 a R$ 62 por benefício analisado, alguns números foram apresentados pelo secretário de Previdência, Rogério Marinho, e pelo presidente do INSS, Renato Vieira.
Durante a cerimônia de sanção da lei o secretário especial da Previdência informou que há indícios de irregularidades em 30% dos processos que já foram auditados pelo INSS. Marinho não explicou qual o período que essas irregularidades foram detectadas, se agora ou se ocorreram nos programas de revisão dos benefícios implementados no governo Temer.
Seguindo a mesma linha, Vieira informou que já foram notificados 806 mil beneficiários com indícios de irregularidades neste ano. Em média, 15% a 18% dos benefícios com indícios de irregularidades são cancelados.
De acordo com Marinho, há acordos para que os projetos sejam votados na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na próxima terça-feira. “O cidadão que é beneficiário do INSS ser submetido a perícia médica é uma previsão legal que estávamos descumprindo”, completou o secretário.

Fonte:https://odia.ig.com.br/economia/2019/06/5654865-segurados-vao-ter-acesso-a-partir-de-hoje-a-mais-19-servicos-sem-sair-de-casa.html