Começou a grande mobilização! Integrantes do Conselho Executivo e dezenas de associados da ANFIP de todo o país estão esta semana em Brasília para o arrastão democrático em defesa da PEC 555/2006. A intenção da Entidade com a mobilização é garantir o maior número possível de assinaturas de deputadas e deputados aos requerimentos de votação da matéria.

A PEC 555, que acaba com a taxação previdenciária do servidor público aposentado e do pensionista, está pronta para votação no plenário da Câmara, mas o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), já declarou à ANFIP que a proposta só entra na Ordem do Dia quando grande número de parlamentares tiver pedido urgência para a votação. Assim, a Associação trouxe a Brasília representantes de todo o país para visitar os gabinetes dos parlamentares que ainda não assinaram os pedidos de votação.

Para organizar a visitação aos gabinetes, que prossegue até a quinta-feira (29), a ANFIP promoveu na manhã de hoje (27) uma reunião preparatória no hotel St. Paul Plaza. O presidente Álvaro Sólon de França destacou a importância da pressão democrática sobre o Parlamento para garantir a aprovação da 555. “Eu tenho sempre dito que a votação da PEC 555 não é uma questão econômica e muito menos jurídica, é uma questão política. E é por isso que estamos aqui, para agir politicamente e transformar nossa indignação em ação, em trabalho. Vamos trabalhar juntos para reparar essa injustiça. Eu nunca estive tão empolgado e motivado para reparar uma injustiça como no caso dessa absurda taxação dos inativos”, observou.

A ANFIP preparou pastas por estados com a relação dos parlamentares de cada unidade da federação que ainda não assinaram os requerimentos de votação da PEC 555. Também estão relacionados os líderes dos partidos e todos os contatos dos deputados, incluindo gabinete e redes sociais. “Eu queria estimular os colegas que ainda não entraram nas redes sociais, como Facebook e Twitter, que o façam. A vitória que conseguimos na aprovação da PEC 270 foi fruto da pressão que a sociedade, e nós também, fez sobre o Legislativo por meio das redes sociais, porque são os deputados que controlam as contas e eles veem tudo que a gente posta. Isso eu ouvi de dezenas de deputados. Então, temos de fazer o mesmo com a 555”, comentou o presidente. Confira aqui um passo a passo para criar sua conta no Twitter, aqui a relação dos deputados que precisam assinar o pedido de urgência da PEC 555 e aqui, os contatos dos parlamentares.

Já o vice-presidente de Assuntos Parlamentares, Jorge Cezar Costa, reforçou que o trabalho desta semana é muito importante: “Estamos com um número razoável de pedidos de votação assinados, mas não são suficientes para garantir a votação. Então, somo nós, o nosso trabalho, que vamos conseguir convencer os outros parlamentares a assinarem os requerimentos. Vamos juntos garantir essas assinaturas”.

Desoneração – O vice-presidente Executivo da ANFIP, Floriano José Martins, lembrou que na pasta entregue aos associados para o trabalho junto aos parlamentares há uma edição da cartilha Desoneração da Folha de Pagamentos – Oportunidade ou Ameaça? (clique aqui). “Os senhores também podem levar aos parlamentares o nosso alerta para evitar desvios de recursos do orçamento da Seguridade Social por meio das desonerações”, sugeriu.

Agradecimento e homenagem – Ao abrir o encontro, o presidente Álvaro Sólon agradeceu a disposição dos associados de deixar suas atividades nos estados de origem para participar em Brasília do arrastão democrático da PEC 555. Ele também conduziu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado Sergio Miranda, que faleceu ontem (lembre aqui), e ao associado Armando dos Santos, falecido no início do mês (clique aqui). “Estas duas pessoas servem de exemplo e estímulo para continuarmos lutando. A guerra só é perdida quando você desiste. Enquanto não houver desistência, não há derrota. E não vamos desistir nunca, seja na PEC 555, seja em qualquer outro assunto”, afirmou.

Após o encontro preparatório, o grupo seguiu para a Câmara dos Deputados. À tarde, será iniciada a visitação aos gabinetes dos parlamentares. A reunião desta manhã contou ainda com as presenças dos vice-presidentes de Planejamento e Controle Orçamentário, José Tibúrcio Tabosa, e de Aposentadorias e Pensões, Léa Pereira de Mattos, além do presidente da Fundação ANFIP, Floriano Martins de Sá.

Fonte: Anfip