Após o êxito do processo eleitoral realizado na ANFIP-MG, com a participação de cerca de 60% dos associados com direito a voto e 31 candidatos, os conselheiros eleitos para os conselhos Executivo (CE) e Fiscal (CF) da Estadual em Minas Gerais, no biênio 2014/2016, assinaram o termo de posse em 17 de julho, na sede da Associação.

Estiveram presentes, além dos eleitos titulares e suplentes, os membros dos conselhos que encerraram o mandato, alguns dos candidatos, representantes do interior de Minas Gerais, membros da Comissão Eleitoral e o presidente da Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada em 17 de junho – quando houve as eleições e a apreciação das contas do exercício 2013 -, José Carlos Oliveira.

Na ocasião, foram realizadas, pelos respectivos conselhos, reuniões em que ficaram definidos os ocupantes dos cargos de cada um, cujas relações podem ser vistas abaixo.

Durante a reunião do Conselho Executivo, o novo presidente do CE, Afonso Ligório de Faria, fez questão de agradecer à Comissão Eleitoral pelo trabalho “árduo e cansativo” realizado nesse pleito; ao presidente da AGO do dia 17, José Carlos Oliveira; aos representantes da Associação no interior, cujo trabalho é muito importante, por “serem os braços da entidade nessas localidades”; e a todos os colegas que se lançaram candidatos, pois toda candidatura “é um ato de coragem”. Ao final, Ligório prestou homenagem à ex-presidente, Ilva Franca, pelo “grande trabalho” que desenvolveu. “Foi uma das mais dinâmicas presidências que já presenciei. Ela foi uma grande empreendedora na luta pelas conquistas da Associação e dos nossos associados”, afirmou.

O ex-vice-presidente de Esportes e Eventos Sociais, Ademir Ribeiro Sousa – que esteve afastado desde 10 de abril de 2013 -, fez um discurso desejando boa sorte e exaltando o trabalho e a gestão dos novos conselheiros da ANFIP-MG.

Cerimônia

Durante a cerimônia, a ex-presidente do CE, Ilva Maria Franca Lauria, fez um discurso de agradecimento, em que destacou o intenso trabalho realizado durante a gestão – com a sensação de dever cumprido – e a renovação das expectativas para o próximo mandato. “Todos nós do próximo Conselho devemos ser portadores da esperança e do comprometimento e nos esforçarmos para desenvolver ações e projetos que serão implementados na ANFIP-MG e na ANFIP”, ressaltou. Ela também apresentou um ofício com as principais ações que estavam em andamento no encerramento do mandato.

O ex-presidente do Conselho Fiscal, Marcos Barbonaglia da Silva, que agora assume a Vice-presidência de Assuntos Jurídicos, no balanço das atividades realizadas no biênio 2012/2014, afirmou que as contas da ANFIP-MG foram analisadas com muita seriedade, no sentido de “fortalecer cada vez mais a entidade para que tenha consistência e possa perdurar por muitos anos”. Ele também agradeceu à coordenadora, Edelweiss Guimarães Lisboa, e à relatora, Elsa Geralda dos Santos Zaidan, pela parceria no trabalho à frente do CF. Já a nova presidente do CF, Terezinha de Jesus Franco Gonzaga, falou sobre a expectativa de desenvolver um bom trabalho, com a participação e apoio de todos.

Afonso Ligório de Faria, o novo presidente do CE, enalteceu e agradeceu a todos os associados, que representam “o grande motor” da entidade. “Nós temos que prestar a eles serviços a contento e deixá-los satisfeitos, pois são o grande financiador da Associação”, atestou. Ele também agradeceu aos funcionários da ANFIP-MG.

Conselho Fiscal

Os novos integrantes do Conselho Fiscal, bem como seus suplentes, também realizaram, paralelamente, uma reunião em que discutiram sua perspectiva de atuação. Eles fizeram questão de emitir uma mensagem de agradecimento aos associados que depositaram confiança em seu potencial de trabalho e os elegeram para tão importante missão: elevar a austeridade na apuração das contas da Associação – em tempos de contenção de custos – sem prejudicar as atividades cotidianas e os eventos tradicionais realizados pela entidade.

Relação dos cargos do Conselho Executivo com seus respectivos membros

Presidente – Afonso Ligório de Faria

Vice-presidente – Sineida Ribeiro Sales

Vice-presidente de Administração – Ana Maria Morais da Silva

Vice-presidente de Finanças e Patrimônio – Décio Bruno Lopes

Vice-presidente de Política de Classe e Cultura Profissional – Ilva Maria Franca Lauria

Vice-presidente de Comunicação Social e Relações Públicas – Carlos Roberto Bispo

Vice-presidente de Aposentados e Pensionistas e Serviços Assistenciais – Maria Lisboa Macedo

Vice-presidente de Esportes e Eventos Sociais – Bernadette Mourão Duarte

Vice-presidente de Assuntos Jurídicos – Marcos Barbonaglia da Silva

Relação dos cargos do Conselho Fiscal com seus respectivos membros

Presidente – Terezinha de Jesus Franco Gonzaga

Coordenadora – Ana Maria Braga

Relatora – Mara Calábria

Fonte: ANFIP-MG.