O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou a nova Tabela de Expectativa de Sobrevida do cidadão brasileiro, que impacta diretamente nas aposentadorias por tempo de contribuição do RGPS (Regime Geral de Previdência Social), já que utilizado na fórmula de cálculo do fator previdenciário.
Esta atualização será aplicada a partir do dia 05 de janeiro de 2017. A média passou dos atuais 75,2 anos para 75,5 anos de idade. A Tabela cheia revela que a atual expectativa de sobrevida dos homens, passou de 71,6 anos para 71,9 anos e, para as mulheres, de 78,8 anos para 79,1 anos.
Uma saída para escapar do Fator Previdenciário é atingir 85 pontos, se mulher ou 95 pontos, se homem. Para isso, será preciso somar ao tempo mínimo de contribuição exigido para aposentar-se (30 anos de contribuição – mulher e, 35 anos de contribuição – homem) a idade e/ou contribuições adicionais. Neste caso, obtém-se aposentadoria no valor de 100% da média obtida no cálculo do trabalhador.
Esta modificação somente será aplicada enquanto não houver a Reforma da Previdência já que esta suprime da CF/88 a aposentadoria por tempo de contribuição.

Fonte:  Blog da Professora Tonia Galleti