Mais de 80% dos trabalhadores dependem só do INSS para aposentadoria, aponta pesquisa

Uma parcela de 81% dos trabalhadores brasileiros dependem exclusivamente do INSS para a aposentadoria, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (21). Isso quer dizer que só uma minoria se planeja para a velhice.

Apenas metade dos brasileiros que conseguem guardar dinheiro investem
Apenas metade dos brasileiros que conseguem guardar dinheiro investem.

 

Os dados são da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), que em parceria com a Unicamp ouviu cerca de 2 mil funcionários de 100 empresas, dos mais diferentes níveis hierárquicos, de dez Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal.

De acordo com o levantamento, só 19% dos entrevistados se planejam para alcançar certos objetivos. E apenas 16% são capacitados financeiramente, ou seja, conseguem pagar suas contas com a remuneração mensal e planejam seus gastos com antecedência.

Por outro lado, 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças.

Os resultados mostram que esses são sintomas que podem levar as famílias ao endividamento, com impactos indesejáveis sobre a renda.

“Os dados são realmente preocupantes”, diz Reinaldo Domingues, presidente da Abefin. “É preciso educar financeiramente os trabalhadores com urgência, para que eles tenham mais sustentabilidade financeira no futuro.”

Ele sustenta que a adoção de tal postura se traduz em ganho também para as empresas, já que uma pessoa saudável financeiramente é mais produtiva. Ele defende que a educação financeira deve ser tratada como parte da responsabilidade social da empresa, beneficiando funcionários, familiares, comunidade e a própria companhia.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/05/21/mais-de-80percent-dos-trabalhadores-dependem-so-do-inss-para-aposentadoria-aponta-pesquisa.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco!
X