11/04/2016 – 19:04:00

Termina na próxima sexta-feira (15), a Consulta Pública nº 5/2016, referente à minuta de Instrução Conjunta com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), com objetivo de atender a Resolução CNPC nº 17, de 30 de março de 2015, que dispõe sobre a contratação de seguro para compartilhamento de riscos, pelos planos de benefícios operados pelas entidades fechadas de previdência complementar.

Os interessados deverão encaminhar as sugestões para o e-mail previc.cgtr@previc.gov.br com o título: “Sugestões Consulta Pública nº 5/2016”, incluindo redação proposta para o artigo, parágrafo, inciso, alínea ou item a que se refira a sugestão e justificativa para a nova proposta, que demonstre a pertinência, a viabilidade e o atendimento dos objetivos institucionais perseguidos pela Previc e pela Susep.

A Previc também disponibilizou em seu site a Minuta de Instrução para Consulta Pública nº 5/2016 e um Quadro Comparativo da Consulta Pública nº 5/2016 para facilitar o envio das sugestões.

De acordo com o normativo, a entidade fechada poderá contratar seguro específico a fim de dar cobertura aos planos de benefícios de riscos decorrentes de: invalidez de participante; morte de participante ou assistido; sobrevivência do assistido; e desvios de hipóteses biométricas. Os contratos de seguros poderão prever cobertura total ou parcial, sempre com a prévia realização de estudos técnicos demonstrando a viabilidade econômico-financeira e atuarial.

Existe também a vedação de pagamento de valores diretamente a participantes ou assistidos, bem como fica proibida a transferência de participante, assistido ou de reserva garantidora para a seguradora. Após o período de Consulta Pública, a Previc reunirá com a Susep para analisar conjuntamente as contribuições recebidas e consolidar o texto final a ser publicado.

Fonte: Previdência Total