O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a consulta ao valor exato da segunda parcela do 13º salário será liberada para os aposentados e pensionistas a partir do dia 17 de novembro.

As informações serão disponibilizadas aos poucos. No dia 24, data do início do calendário de pagamento, a consulta estará livre para todos, explica a assessoria da Previdência Social. Para visualizar o extrato, o segurado deve acessar o site www.previdencia.gov.br e clicar em Extrato de Pagamento de Benefício, do lado esquerdo da tela. Vai ser preciso informar dados pessoais e o número do benefício.

Os depósitos da gratificação natalina, porém, começarão a ser realizados no dia 24 de novembro. De acordo com o Ministério da Previdência Social, os pagamentos do benefício mensal e da segunda parcela do 13º salário serão relaizados entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro. Segurados do INSS que recebem até um salário mínimo (R$ 788,00 neste ano) terão o dinheiro depositado nesse período.

Já os aposentados e pensionistas que ganham acima do piso nacional receberão entre os dias 1 e 7 de dezembro. Os depositos variam conforme o número final do cartão do segurado.

Desconto do IR

Importante ressaltar que na segunda parcela do 13º salário haverá o desconto do Imposto de Renda. A mordida do Leão é destinada a quem está fora da faixa de isenção, ou seja, ganha mais de R$ 1.903,98. Portanto, a quantia será inferior na comparação com a primeira parcela. Aposentados e pensionistas com 65 anos de idade ou mais pagam menos impostos. E aqueles que recebem auxilio-doença e auxilio-acidente estão isentos.

Fonte: Previdência Total